Verão impulsiona consumo de açaí em Macaé; setor concentra maior parte do faturamento durante a estação
21/02/2026
(Foto: Reprodução) Verão impulsiona consumo de açaí em Macaé
Getty Images via BBC
O consumo de açaí no Brasil segue em alta e tem se intensificado especialmente durante o verão em cidades litorâneas como Macaé, no Norte Fluminense. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a produção da fruta no país cresceu cerca de 70% nos últimos cinco anos, reflexo da demanda crescente entre os consumidores brasileiros e estrangeiros.
Em Macaé, a procura pelo açaí deixou de ser apenas como sobremesa e passou a ocupar lugar de destaque nas refeições de quem frequenta a cidade no verão. Segundo comerciantes locais, as vendas podem dobrar nesta época do ano em comparação aos meses mais frios, impulsionadas pelas altas temperaturas e pelo fluxo de turistas nas praias.
“O aumento é claro, não só pela temperatura, mas pela mudança no hábito alimentar. Hoje o açaí é uma opção prática e nutritiva para o dia a dia”, diz o cofundador da rede Açaí Concept, Rodrigo Melo.
📱 Siga o canal do g1 Norte Fluminense no WhatsApp.
Ele afirma que cerca de 70% da receita anual do setor em Macaé é concentrada justamente no verão, com grande parte das vendas acontecendo nos fins de semana.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Mais do que sobremesa, o produto passou a ser consumido como refeição; muitas pessoas substituem o almoço ou o jantar por versões mais completas do açaí, geralmente acompanhadas por leite em pó, granola e banana após um dia na praia ou no início da noite.
A polpa usada na cidade vem, em geral, do Pará, principal estado produtor do país. Comerciantes apontam que os clientes têm demonstrado atenção maior à qualidade, procedência e composição do produto, enquanto o açaí tradicional se consolida como símbolo da estação em Macaé.